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Marketing de influência ganha cada vez mais força no Brasil

O constante avanço da tecnologia faz com que cada vez mais pessoas passem uma parte considerável do seu tempo conectadas a internet consumindo e gerando conteúdo digital. Graças a esse cenário, os influenciadores se transformaram nos principais aliados de marcas e empresas para fazer divulgações de produtos.


O conceito de utilizar influenciadores nas estratégias de divulgação de produtos e serviços, passou a ser uma aplicação prática do marketing digital e ganhou um grau de importância muito distinto e que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil.


O que é marketing de influência?


O Marketing de Influência consiste em uma estratégia dentro das soluções digitais do marketing, onde uma empresa trabalha a divulgação de seu negócio com produtores de conteúdo, os chamados influenciadores digitais.


Essas celebridades da internet cumprem o mesmo papel que personalidades famosas de antigamente: emprestam sua popularidade e influência para promover algum produto ou serviço.


A principal diferença fica por conta do alcance que eles podem proporcionar.


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest sobre os hábitos dos consumidores online, apontou que 71% dos entrevistados seguem algum influenciador digital. Entre essa porcentagem, 73% já compraram algo anunciado por eles e outros 50% costumam pesquisar a opinião dessas personalidades antes de adquirirem algum produto ou serviço.


E a tendência é que esses números cresçam. Segundo um estudo realizado pela companhia de mídia dinamarquesa Influencer Marketing Hub, a expectativa é que esse mercado alcance a cifra de 16,4 bilhões de dólares em 2022.


“O brasileiro é o povo que mais se influencia por influenciadores digitais”, diz Paulo Guilherme Leal, especialista em Marketing Estratégico e Empreendedorismo. Diversos fatores contribuem para que o marketing de influência ofereça uma boa perspectiva em sua aplicação.


A atuação dos influenciadores nas redes sociais se faz presente nas mais diversas áreas e assuntos. Então, além de atingir um grande número de pessoas que confiam e levam em consideração as suas opiniões, esses influenciadores também oferecem um público que pode ser altamente segmentado.


De acordo com Leal, o foco do mercado vai se firmando cada vez mais em micro influenciadores - aqueles que ficam na casa de alguns milhares de seguidores -, já que assim a marca consegue alcançar uma audiência mais engajada e qualificada, e com uma frequência maior do que utilizando um influenciador de milhões de seguidores com perfis distintos. 


“Com o valor para se contratar um mega influenciador é possível contratar um batalhão de influenciadores menores e de nicho”, afirma o especialista em marketing. “Considerando esse enfoque para o seu segmento, eles geram um “barulho” muito maior e mais duradouro.”


Apesar de todas as vantagens que o marketing de influência pode oferecer, como qualquer outra solução estratégica, é preciso um bom planejamento e atenção aos diferentes indicadores para se alcançar um bom resultado.


Ainda nas palavras de Leal, o mais importante seria “buscar pessoas de relevância que tenham o perfil de seu público-alvo e que também estejam em linha com os valores da empresa” para, assim, construir uma boa campanha.


Muitas vezes também se buscam soluções rápidas e de grande impacto logo de início e esse não é o foco central na implementação do marketing de influência. A estratégia tem como ponto forte desenvolver uma relação mais real e próxima entre o público e o produto. “Marketing é sequência e frequência, e isso vale para os influenciadores que estão divulgando sua marca” conclui Paulo Guilherme Leal.


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Vocês sabiam que o mercado de influência tinha tanto potencial?

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