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O impacto dos influenciadores no Brasil (autoria da página)

O impacto dos influenciadores no Brasil

Já parou para pensar qual país é o mais influenciado pelos influenciadores? A resposta, é claro, não poderia ser outra: o Brasil.


Nosso país se destaca entre os hábitos de consumo de outros países, justamente por esse apego à influenciadores da internet.


Nesse quesito, podemos destacar que os influenciadores digitais são uma peça chave para influenciar o público na hora de consumir produtos e serviços. E através desse fator, é possível criar diferentes estratégias de marketing digital utilizando esses creators tão amados pelo público brasileiro. 


Segundo dados de um ranking do Statista do dia 27 de maio, os brasileiros são os consumidores que mais sofrem influência dos influenciadores na hora comprar um produto, ultrapassando até mesmo a China, que até 2019, liderava a lista. 




Mais de 40% dos brasileiros já compraram um produto anunciado por um creator somente este ano. 


Uma outra pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em parceria com a Spark, mostrou que 76% dos usuários da internet no Brasil já consumiram algum produto ou serviço após a indicação de influenciadores digitais. 


O poder de influência dos influenciadores vai além: dessa vez uma pesquisa conduzida pelo YouPix mostrou números ainda mais confirmadores. 


O público jovem de consumidores, com idades entre 18-34 anos, conhecidos como Millennials e Geração Z, são o público de maior potencial de consumo e busca através das referências virtuais:


  • 64% desse público já pesquisou uma marca ou produto através da indicação de influencers. 

  • 48% deles já fecharam uma compra baseados nas indicações de um creator.

  • Apenas 10% afirma nunca ter sido influenciado por influenciadores digitais.


E o que isso nos diz?


Que o poder de influência dos criadores de conteúdo na internet, está passando por uma curva cada vez maior de crescimento.


Os digitais influencers estão afetando cada vez mais os hábitos de consumo de seus seguidores.


Mas, por que a opinião de um influenciador digital é tão importante? Bom, isso pode ocorrer por uma série de fatores, mas o que podemos destacar com certeza é que: os seguidores têm afinidade e confiança naquilo que o seu criador de conteúdo preferido diz.


Outro fator importante é que os influenciadores são “gente como a gente”, o que faz com que os consumidores se identifiquem mais com aquilo que eles dizem, gerando ainda mais confiança e credibilidade nas suas indicações.


Não é atoa que o marketing de influência vem ganhando cada vez mais destaque na era do marketing digital.


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O que é marketing de influência?


O marketing de influência, ou influencer marketing, se trata de uma estratégia que utiliza produtores de conteúdo digitais com grande influência e engajamento sobre seu público para criar uma “ponte” entre uma marca e o público influenciado pelos creators.


Essa estratégia anda ganhando espaço no Brasil, visto que somos um país que consome ativamente através da internet.


Segundo uma pesquisa feita pela Ebit/Nielsen em parceria com a Elo, as vendas online no Brasil cresceram 47% no primeiro semestre de 2020, totalizando 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020.


Esse aumento do número de vendas e consumo na internet nos mostra como pode ser extremamente vantajoso para uma empresa utilizar influenciadores digitais para promover seus produtos e serviços, adquirir novos clientes e gerar valor e confiança para a marca.


Investir nesse tipo de estratégia tem gerado retornos positivos para as marcas, principalmente pelo fato de ser possível segmentar melhor as ações a serem tomadas.


Com essa estratégia é possível escolher que tipo de público se quer atingir e quais influenciadores têm o perfil próximo daquilo que a empresa busca.


Além disso o marketing de influência tem muitas vantagens, como por exemplo:


  • Acessibilidade: neste tipo de estratégia é possível entrar em contato direto com os influenciadores, o que permite uma negociação direta e assertiva.

  • Resultados reais: Segundo uma pesquisa realizada pela Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que utilizam essa estratégia afirmam que esse método pode converter mais clientes qualificados a viverem consumidores da marca.

  • Confiança: A sensação de proximidade que os consumidores têm com seus influenciadores faz com que eles criem mais credibilidade sobre as informações que eles vinculam.

  • Enriquecer a estratégia de conteúdo: Marcas que utilizam influenciadores em suas estratégias ganham uma ajuda na construção de conteúdo para sua marca, visto que, os influenciadores são especialistas em criar conteúdos relevantes de divulgação.

  • Potencializa a imagem da marca: Os resultados obtidos através do marketing de influência vão além de atrair novos consumidores. Com o marketing de conteúdo é possível criar um posicionamento na mente dos clientes e potencializar a imagem de um negócio, principalmente quando pensamos em questões institucionais dentro da empresa.

  • Possibilita diferentes formatos: Quem nunca ouviu falar nos famosos “recebidos”? Com o marketing de influência é possível criar diferentes formatos de divulgação de conteúdo, como esse por exemplo, uma maneira de fazer parcerias, reduzir os custos e aumentar os resultados.


Essas são apenas alguns dos benefícios de utilizar esse tipo de estratégia dentro do marketing digital para aumentar as vendas e o reconhecimento de uma marca. 


O que é certo, é que os influenciadores possuem um poder de influência de decisão muito grande e são capazes de construir e melhorar a imagem de uma marca através da sua própria imagem.


Este é um possível caminho de crescimento para marcas e empresas que querem destacar o seu negócio no meio digital e criar afinidade com seu público. Os influenciadores não somente permitem que a marca cresça, como também é possível avaliar como está a aderência dos consumidores em relação ao seu produto.


Uma estratégia que certamente merece um pouco de atenção, não é mesmo? 


E você, já foi influenciado a consumir algo pela opinião de um digital influencer? Comenta aqui com a gente.






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