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“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado." A célebre frase de William Edwards Deming, notável estatístico, consultor, conferencista e professor norte-americano cabe muito bem no mundo do marketing digital. Uma era onde dados são o novo ouro, saber o que fazer com o volume de informações geradas ajuda a ter um direcionamento do que fazer.
Para os influenciadores digitais, é super importante que eles tenham em mente que nem sempre encher o feed de conteúdo vai ajudar a dar engajamento ou, às vezes, é preciso parar para analisar os números, ou seja, os indicadores.
Um dos indicadores fundamentais para definir as estratégias é a Taxa de Engajamento. O engajamento é a interação dos usuários das redes sociais nas publicações.
Logo, a taxa de engajamento é o nível de interação dos usuários alcançados por um post ou página. Por isso, inclui reações, compartilhamentos, comentários, cliques entre outros.
Segundo o site americano Sprout Social, a taxa de engajamento é “frequentemente usada na análise da eficácia das campanhas. As pessoas que investem um determinado tempo interagindo com vídeos, atualizações e blogs têm maior probabilidade de se converter em clientes”. Há, portanto, correlação entre engajamento e negócios.
Medindo a taxa de engajamento
Não existe uma forma única de medir a taxa de engajamento, uma vez que as publicações são diferentes e o público também é. Mas há algumas classificações e uma fórmula que pode ser usada.
O ideal é fazer uma separação em dois grupos:
Taxa de engajamento (pública)
As taxas públicas são aquelas que não levam em consideração o alcance do post. Como, por exemplo, o engajamento apresentado nos “Stories anteriores”, ele é calculado com base no número de seguidores e não no alcance do post.
Taxa de engajamento (real)
São as fórmulas que levam em consideração o alcance do post. Então, ao calcular a sua taxa de engajamento real, faça a conta do número de interações dividido pelo alcance, e não pelo número de seguidores.
Taxa de engajamento=Interação/Alcance x 100
Por interações, temos reações, compartilhamentos, comentários e cliques, logo...
Taxa de engajamento=reações + compartilhamentos + comentários + cliques /Alcance x 100
Dependendo de como acontece o engajamento, algumas pessoas dão pesos às variáveis acima, para chegar a um valor apropriado.
As variáveis podem ser diferentes para cada rede social, mas a fórmula é essa.
A importância de medir a Taxa de engajamento
A taxa de engajamento é um índice importante para fazer com que novas pessoas procurem pelos influenciadores na internet. Quanto maior o engajamento com os seguidores, maior é o alcance de suas publicações. Conteúdos compartilhados são recursos eficientes, que fazem mais pessoas terem acesso ao conteúdo.
Mas cada rede social é diferente, seja de público, seja de função. Logo, você precisa conhecer não somente o seu público-alvo, mas também a melhor tática para tornar os seus conteúdos sempre abertos a um elevado nível de engajamento. Segundo ensinamentos de especialistas:
Facebook: os posts que estimulam o compartilhamento e os comentários melhoram a taxa de engajamento — na popular rede social, os conteúdos em vídeo podem render bons resultados;
Instagram: o visual é fundamental para despertar o interesse na postagem, mas o conteúdo em si deve agregar para o engajamento. Uma pergunta ou, até mesmo, dicas na parte textual do conteúdo servem para as pessoas salvarem o post, marcarem os amigos e também interagirem por meio de comentários. Além disso, o uso de hashtags segue sendo um recurso válido para expandir o alcance das suas publicações.
Twitter: hashtags e retuítes ainda são eficientes para estimular mais retuítes. Boa maneira de chegar ao Trending Topics (publicações mais populares) é a atenção aos assuntos mais quentes, do dia, para relacioná-los com o seu meio de trabalho e divulgação.
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