Influenciador, Microinfluenciador ou nano?
Cadastre-se, é grátis! (:
busca

(autoria da página)

O Que É Taxa De Engajamento No Contexto Do Marketing De Influência?

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado." A célebre frase de William Edwards Deming, notável estatístico, consultor, conferencista e professor norte-americano cabe muito bem no mundo do marketing digital. Uma era onde dados são o novo ouro, saber o que fazer com o volume de informações geradas ajuda a ter um direcionamento do que fazer.


Para os influenciadores digitais, é super importante que eles tenham em mente que nem sempre encher o feed de conteúdo vai ajudar a dar engajamento ou, às vezes, é preciso parar para analisar os números, ou seja, os indicadores.


Um dos indicadores fundamentais para definir as estratégias é a Taxa de Engajamento. O engajamento é a interação dos usuários das redes sociais nas publicações. 


Logo, a taxa de engajamento é o nível de interação dos usuários alcançados por um post ou página. Por isso, inclui reações, compartilhamentos, comentários, cliques entre outros.


Segundo o site americano Sprout Social, a taxa de engajamento é “frequentemente usada na análise da eficácia das campanhas. As pessoas que investem um determinado tempo interagindo com vídeos, atualizações e blogs têm maior probabilidade de se converter em clientes”. Há, portanto, correlação entre engajamento e negócios.


Medindo a taxa de engajamento

Não existe uma forma única de medir a taxa de engajamento, uma vez que as publicações são diferentes e o público também é. Mas há algumas classificações e uma fórmula que pode ser usada.


O ideal é fazer uma separação em dois grupos:


Taxa de engajamento (pública)

As taxas públicas são aquelas que não levam em consideração o alcance do post. Como, por exemplo, o engajamento apresentado nos “Stories anteriores”, ele é calculado com base no número de seguidores e não no alcance do post.


Taxa de engajamento (real)

São as fórmulas que levam em consideração o alcance do post. Então, ao calcular a sua taxa de engajamento real, faça a conta do número de interações dividido pelo alcance, e não pelo número de seguidores.


Taxa de engajamento=Interação/Alcance x 100

Por interações, temos reações, compartilhamentos, comentários e cliques, logo...

Taxa de engajamento=reações + compartilhamentos + comentários + cliques /Alcance x 100

Dependendo de como acontece o engajamento, algumas pessoas dão pesos às variáveis acima, para chegar a um valor apropriado.

As variáveis podem ser diferentes para cada rede social, mas a fórmula é essa.


A importância de medir a Taxa de engajamento

A taxa de engajamento é um índice importante para fazer com que novas pessoas procurem pelos influenciadores na internet. Quanto maior o engajamento com os seguidores, maior é o alcance de suas publicações. Conteúdos compartilhados são recursos eficientes, que fazem mais pessoas terem acesso ao conteúdo.

Mas cada rede social é diferente, seja de público, seja de função. Logo, você precisa conhecer não somente o seu público-alvo, mas também a melhor tática para tornar os seus conteúdos sempre abertos a um elevado nível de engajamento. Segundo ensinamentos de especialistas:

Facebook: os posts que estimulam o compartilhamento e os comentários melhoram a taxa de engajamento — na popular rede social, os conteúdos em vídeo podem render bons resultados;

Instagram: o visual é fundamental para despertar o interesse na postagem, mas o conteúdo em si deve agregar para o engajamento. Uma pergunta ou, até mesmo, dicas na parte textual do conteúdo servem para as pessoas salvarem o post, marcarem os amigos e também interagirem por meio de comentários. Além disso, o uso de hashtags segue sendo um recurso válido para expandir o alcance das suas publicações.

Twitter: hashtags e retuítes ainda são eficientes para estimular mais retuítes. Boa maneira de chegar ao Trending Topics (publicações mais populares) é a atenção aos assuntos mais quentes, do dia, para relacioná-los com o seu meio de trabalho e divulgação.


E você, quer se tornar um influenciador de sucesso? Clique aqui e faça já o seu perfil. Divulgue seus posts do Instagram para milhares de pessoas e aumente agora o seu engajamento.


Rápido, fácil e gratuito. Crie agora!

Aprendeu a medir sua taxa de engajamento?

#Relacionadas
#OGLOOTTs
Os assuntos mais buscados durante o dia.